Indústria 4.0 - Opinião

March 28, 2018

 

Quando falamos de indústria 4.0, logo pensamos, conceitos para grandes fábricas e de primeiro mundo. Resumidamente, é a integração de equipamentos e informações,  ao ponto de um equipamento interferindo em outro, como se fosse uma inteligência artificial no comando dos processos.

 

Se pensarmos que em pequenas e micro empresas têm menos equipamentos e menos informações para gerir, a implantação dos conceitos da indústria 4.0 se tornam mais fácil, pois o cruzamento de informações é menor. Tudo parte de uma boa organização, seja de ativos físicos, de dados intelectuais ou de processos.

 

Na grande feira da indústria,  a HANNOVER MESSE, já trata desse assunto desde 2011. Cada grande empresa, como Microsoft, Siemens, SAP, entre outros, tem suas ferramentas e seus métodos para implantação da indústria 4.0 em uma fabrica. Ou seja, os conceitos da indústria 4.0 ainda não estão bem definidos.

 

Basicamente, tudo parte da coleta intensa de dados e logo transformadas em informação, para auxiliar na gestão, tudo em tempo real. Esses dados podem ser muito útil para aplicação de um Digital Twin. A integração entre equipamentos e dispositivos depende de dados bem padronizados e organizados.  
 

Outro fator importante é a eficiência energética,  que tem alto impacto ambiental e nos custos do produto final. A indústria 4.0 aplicada, pode reduzir drasticamente os custos de um produto em todos os parâmetros. 
 

Um exemplo próximo disso é a comunicação entre os aviões para evitar acidentes, onde o piloto automático interfere na trajetória para não colidir com outros aviões que podem cruzar o seu caminho.


 

Quer mais informações sobre a indústria 4.0, veja os links abaixo.
https://meiahorinha.com/6-industria-4-0/
http://www.hannovermesse.de/en/news/key-topics/industrie-4.0/
http://exame.abril.com.br/tecnologia/industria-4-0-exigira-um-novo-profissional/


Mais uma vez, agradecemos a sua leitura.

 

 

 

 

 

Progere - Valorizando Ideias.

 

 

Av. Dr. Casagrande, 466, Cidade Alta, Sala 903

Centro Profissional Premier Alcide de Gasperi,

Bento Gonçalves, RS, 95700-342.

 

Fixo (novo): +55 54 3701-1003.

Fone: +55 54 9 9175 1073

 

www.progere.eng.br
engenharia@progere.eng.br
 

Please reload

Our Recent Posts

Explore mais sua EMPRESA...

April 26, 2018

Um olhar diferente...

April 3, 2018

Indústria 4.0 - Opinião

March 28, 2018

1/1
Please reload

Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

©2018 BY PROGERE ENGENHARIA. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM