Quando falamos de indústria 4.0, logo pensamos, conceitos para grandes fábricas e de primeiro mundo. Resumidamente, é a integração de equipamentos e informações, ao ponto de um equipamento interferindo em outro, como se fosse uma inteligência artificial no comando dos processos.
Se pensarmos que em pequenas e micro empresas têm menos equipamentos e menos informações para gerir, a implantação dos conceitos da indústria 4.0 se tornam mais fácil, pois o cruzamento de informações é menor. Tudo parte de uma boa organização, seja de ativos físicos, de dados intelectuais ou de processos.
Na grande feira da indústria, a HANNOVER MESSE, já trata desse assunto desde 2011. Cada grande empresa, como Microsoft, Siemens, SAP, entre outros, tem suas ferramentas e seus métodos para implantação da indústria 4.0 em uma fabrica. Ou seja, os conceitos da indústria 4.0 ainda não estão bem definidos.
Basicamente, tudo parte da coleta intensa de dados e logo transformadas em informação, para auxiliar na gestão, tudo em tempo real. Esses dados podem ser muito útil para aplicação de um Digital Twin. A integração entre equipamentos e dispositivos depende de dados bem padronizados e organizados.
Outro fator importante é a eficiência energética, que tem alto impacto ambiental e nos custos do produto final. A indústria 4.0 aplicada, pode reduzir drasticamente os custos de um produto em todos os parâmetros.
Um exemplo próximo disso é a comunicação entre os aviões para evitar acidentes, onde o piloto automático interfere na trajetória para não colidir com outros aviões que podem cruzar o seu caminho.
Quer mais informações sobre a indústria 4.0, veja os links abaixo. https://meiahorinha.com/6-industria-4-0/ http://www.hannovermesse.de/en/news/key-topics/industrie-4.0/ http://exame.abril.com.br/tecnologia/industria-4-0-exigira-um-novo-profissional/
Mais uma vez, agradecemos a sua leitura.
Progere - Valorizando Ideias.
Av. Dr. Casagrande, 466, Cidade Alta, Sala 903
Centro Profissional Premier Alcide de Gasperi,
Bento Gonçalves, RS, 95700-342.
Fixo (novo): +55 54 3701-1003.
Fone: +55 54 9 9175 1073
www.progere.eng.br engenharia@progere.eng.br